quarta-feira, 23 de junho de 2010

Gamer Pobre: Freeciv & Freecol

Gamer Pobre é uma coluna sobre jogos gratuitos ou promocionais que cabem no bolso de qualquer um

Por motivos de força maior eu fui incapaz de colocar essa coluna no ar semana passada, mas para compensar todos vocês que estavam esperando seus jogos e não queriam gastar dinheiro, irei colocar direto DOIS games completamente gratuítos. Isso ae! Mas não agradeçam a mim, agradeçam a esse bonachudo e sorridente senhor do lado esquerdo do seu monitor. Para quem não está familiarizado com o semblante: Ele se chama Sid Meier e se trata da pessoa mais legal de toda a indústria de video games. Entre outras coisas, ele é responsável pelos mais inteligentes e mais cativantes (para não dizer viciantes) jogos já lançados desde a criação da nossa tão amada mídia. E demonstrando ter um coração do tamanho do mundo, ele deu total apoio a duas versões gratuítas de seus dois primeiros sucessos: Civilization e Colonization. E é deles que eu irei falar hoje.

Continue lendo...

Fortunamente chamados de Freeciv e Freecol, os dois jogos são ao mesmo tempo remakes quase perfeitos dos jogos originais como também são pequenas melhorias que na época seriam impossíveis de fazer. Apesar das óbvias semelhanças no nome, esses games são desenvolvidos por dois grupos completamente distintos, mas irei falar mais sobre isso na resenha isolada de cada jogo. Então vamos começar pelo mais antigo.



Freeciv: Com a sua primeira versão lançada em 1996, Freeciv foi o precursor dos chamados "free remakes", jogos gratuítos feito em cima de antigos jogos comerciais, nesse caso específico o modelo foi o Civilization 2 e não o primeiro jogo da série. Mas isso é até justificável, enquanto o primeiro jogo mudou o mundo dos games, foi o segundo que realmente popularizou o estilo (e até hoje tido como o melhor da série). O objetivo do jogo é desenvolver um grande império desde o início, quando os primeiros homens deixam de ser nômades e constituem uma civilização. O jogo começa nos tempos antigos, o jogador vai evoluindo sua civilização descobrindo por exemplo: A roda, literatura, energia, matemática, o bronze, o ferro, arquitetura e assim vai. O jogador precisa expandir e desenvolver seu império através das eras até um futuro próximo. O jogador concorre com diversas outras civilizações que podem tornar-se aliadas ou inimigas.

Freeciv pode ser jogado de quase todas as maneiras possíveis: Online, pelo browser, pelo iphone, sistemas operacionais linux, windows e mac os. Escolha o seu e se divirta.

Site Oficial



Freecol: Lançado em 2002, Freecol é baseado na obra de arte conhecida como Colonization. Ainda que a primeira vista o jogo se pareça demais com o seu irmão mais velho (Civilization) ele é fundalmentamente diferente e logo de cara você perceberá isso. Enquanto Civ é claramente um jogo de macro-gerenciamento, onde você é incentivado a observar o seu império como um todo e dificilmente se preocupando com pequenos detalhes (que são em sua maioria automatizados), Col é inteiro sobre micro-gerenciamento, você deve estabelecer absolutamente tudo em sua colônia, desde os responsáveis por cortar lenha até os impostos para o império matriz. Qual dos dois é melhor dependerá do seu jeito de jogar. Eu prefiro o Colonization, mas isso não quer dizer que eu não sou capaz de apreciar o outro igualmente. Baixe e tirem suas próprias conclusões.

Freeciv está disponível em praticamente todos os sistemas operacionais mas os jogos são exclusivamente em single player ou multiplayer direto (dois jogadores no mesmo computador ou via tcp/ip).

Site Oficial

0 comentários:

Marcadores