segunda-feira, 14 de junho de 2010

Nerdrage: Indiana Jones IV

Nerdrage é uma coluna de resenhas sobre coisas ruins, mal feitas ou simplesmente idiotas.

Eu gostaria primeiramente de pedir desculpas a todos que me acompanham, eu iria colocar uma seção nova em forma de vídeo hoje, infelizmente eu fiquei terrivelmente gripado e minha voz mais falha do que funciona. Deixando esse pequeno problema pra trás, eu vou começar outra coluna, dessa vez sobre algo que tem o intuito óbvio de ser polêmico. Falarei mal de coisas que muito provavelmente tem milhões de fãs pelo mundo mas que ao meu ver, são completamente ridículas. Nerdrage não é só não gostar, nerdrage é ODIAR algo. E nada melhor do que começar com a segunda pior coisa que o George Lucas já colocou suas patinhas imundas e milionárias: Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal!

Quando eu era bem pirralhinho eu tinha apenas um sonho na minha vida, eu queria ser o Indiana Jones. Era mais do que admirar o cara, era idolatrar o arqueólogo aventureiro dos cinemas e ao contrário do que vocês possam imaginar meu primeiro contato real com a série foi através de um videogame, especificadamente falando, Indiana Jones & The Fate of Atlantis, famoso point-and-click adventure da Lucasarts e na época, tido como o sucessor a série de cinema, pra vocês terem uma idéia, o nome da pasta de instalação no DOS era "indy4". Lógico que uma coisa levou a outra e minha idolatria ao personagem só cresceu durante os anos que se seguiram. Eventualmente a minha fase Indiana Jones foi passando e por pelo menos uma década eu não ouvi falar da série.

Continue lendo...

Tudo mudou por volta de 2005, quando foi anunciado que uma continuação estaria sendo feita. Eu fui a loucura, desenterrei do meu armário meu chicote e meu chapéu fedora e durante 3 longos anos eu esperei ansiosamente pelo dia de lançamento. Eu não quis ler críticas, eu evitei ao máximo ler revistas com fotos da filmagem, eu queria que tudo fosse inesperado e mágico. Mas mesmo antes da estréia, meu radar pra merda tinha sido ativado. Quando eu fiquei sabendo que o nome do filme seria "O reino da caveira de cristal" uma parte de mim ficou preocupada. Talvez porque inconscientemente eu ainda esperava que o filme fosse sobre a Atlândida, talvez porque eu já conhecesse a história da caveira de cristal e soubesse que ela eram atribuídas a alienígenas. Ignorei tudo isso e fui para a minha pré estréia e o inferno veio abaixo, olhei com horror para as duas horas seguintes em que minha infância era estuprada pela ganância coorporativa. Aquele dia, Indiana Jones morreu para mim.

O principal problema do filme é que ele deixou de se tornar uma fantasia e passou a existir em um universo completamente falso. Os outros Indiana Jones rodavam em torno de fatos surreais e inimagináveis, mas com uma diferença considerável, eram fatos que só existiam dentro do universo do filme. A Arca da Aliança derretendo pessoas? Possível? Claro que não, mas nós estávamos tratando de algo que é subjetivo e provavelmente inexistente, não existe maneira de realmente saber o que aconteceria caso algo do gênero acontecesse. Mesma coisa com as pedras de Sankara e o Cálice Sagrado. Tudo isso existe apenas em um universo específico em que ele não pode ser testado cientificamente dentro do nosso. Agora nós sabemos que é impossível sobreviver a força em marco zero de uma explosão atômica dentro de uma geladeira. Nós SABEMOS o que acontece quando alguém é exposto a essa situação. Macacos com topetes não chacoalham em vinhas e cipós mais rápido que carros. Você não consegue sobreviver a velocidades acima da do som sem nenhum tipo de proteção (se tiver sorte, você só desmaia). Magnetismo não funciona só quando você tira uma toalha de cima da sua fonte magnética. Isso não acontece assim! Esse filme destrói minha capacidade de acreditar na história. Sem isso, sobrou muito pouco, Indiana Jones é sobre você acreditar que um homem é capaz de sobreviver a dezenas de murros no cérebro. O Reino da Caveira de Cristal é um filme do James Bond sem o charme e mal feito.

Se relevarmos esses atributos, podemos até dizer que ele não é um filme tão ruim, definitivamente não é o pior filme que eu já vi. Ele é, na melhor das situações, normal. Aí reside um outro problema, o novo Indiana Jones deveria ser ÉPICO E GLORIOSO! Receber um produto "regular" não ajuda. As atuações são, médias, a história é média, é tudo médio. Mais ou menos como acontece com o Highlander 2, onde os fãs simplesmente ignoram a sua existência, eu estou fazendo a mesma coisa com o Indiana Jones, é uma trilogia e o quarto filme é uma experiência não canônica com os personagens. E assim está mais do que bom pra mim.

1 comentários:

Alecto disse...

Quando eu era bem pirralhinha, meu sonho era namorar o Indiana Jones. E eu tb achei esse filme o ó. Eu não sabia da relação com o alienígenas, foi uma surpresa (péssima) eqto filme rolava. Just sad...

Marcadores